Novo Megadrive da Tectoy possui falha grave de projeto!

Novo Megadrive da Tectoy possui falha grave de projeto!

O erro foi informado primeiramente pelo canal Retroconsoleando do Youtube.

É um erro básico no projeto da fonte do equipamento, porém, o erro pode ser considerado bem grave pois pode, por exemplo, causar um curto circuito na sua rede elétrica!

De maneira resumida, o que ocorre é o seguinte. As fontes costumam ter dois componentes básicos de proteção (da sua rede elétrica e até do aparelho em si): o fusível e o varistor.

Qual a função destes componentes? A ideia é a seguinte: se a energia elétrica oscilar demais (sobretensão), o varistor entra em curto para salvar o restante do equipamento. Quando o varistor entra em curto, a corrente consumida é alta demais e o fusível estoura (abre) e com isso protege-se o equipamento e a rede elétrica.

No projeto da Tectoy eles colocaram o Varistor ligado, digamos, diretamente no cabo de energia, sem passar pelo fusível. O que vai ocorrer se houver uma sobretensão? O varistor vai atuar e entrar em curto para salvar o equipamento.

No entanto, não tem fusível antes dele, e este curto vai ficar ocorrendo (podendo sair fogo!) até que o disjuntor de sua casa desligue. Agora imagine que o disjuntor de sua residência esteja superestimado! Ele vai demorar para desligar e isso pode ser bem perigoso!

Assista o vídeo do canal retroconsoleando que explica isso em detalhes.

*imagem: https://www.pexels.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *