Pessoal, essa eu confesso que nunca vi! Eu nunca vi um PC dando boot por disco de vinil!!!!!

A maioria dos PCs tende a inicializar a partir de um armazenamento de mídia primário, seja uma unidade de disco rígido ou uma unidade de estado sólido, talvez de uma rede, ou – se tudo mais falhar – o pen drive USB ou o DVD de inicialização vêm para o resgate… Diversão , hein? Chato! Por que não tentamos inicializar a partir de um toca-discos, para variar?

Disco de boot do DOS com 64Kb e 10″. Tempo total 06:10 em 45 rpm

Portanto, este pequeno experimento maluco conecta um PC, ou um PC IBM para ser exato, diretamente em um toca-discos por meio de um amplificador. Há um pequeno carregador de inicialização ROM que opera a “interface de cassete” embutida do PC (que quase nunca era usada), invocada pelo BIOS se todas as outras opções de inicialização falharem, ou seja, disquete e disco rígido. O toca-discos toca uma gravação analógica de uma pequena unidade ROM, que tem 64K de tamanho. Ele contém um kernel FreeDOS, modificado por mim para colocá-lo na restrição de memória, uma micro variante do COMMAND.COM e uma versão corrigida do INTERLNK, que permite a transferência de arquivos através de um cabo de impressora, modificado para ser executado no FreeDOS. O bootloader lê a imagem do disco da gravação de áudio por meio do modem cassete, carrega-o na memória e inicializa o sistema nele. Simples hein?

Parte do código do loader

E agora, para ser mais técnico: trata-se basicamente de uma fusão entre BootLPT / 86 e 5150CAXX, sem o suporte à porta da impressora. Ele também reside em uma ROM, no soquete de expansão do BIOS, mas não é necessário. O cabo de conexão entre o PC e o amplificador do toca-discos é o mesmo do 5150CAXX, mas sem o conector de entrada de linha (saída de dados do PC).
A própria “interface de cassete” é apenas o canal 2 do temporizador do alto-falante do PC para a saída e o canal 4 da porta C 8255A-5 PPI (PC4, porta E / S 62h bit 4) para a entrada. As rotinas BIOS INT 15h são usadas para a (des) modulação de software.

A imagem de inicialização é a mesma unidade de RAM de “exemplo” de 64K BOOTDISK.IMG que pode ser baixada na parte inferior do artigo BootLPT. Isso foi transformado em um sinal de áudio compatível com o protocolo de “fita cassete IBM” usando 5150CAXX e enviado diretamente para um torno de corte de disco.

Os vinis são cortados com uma curva de equalização RIAA que um pré-amplificador normalmente reverte durante a reprodução, mas não perfeitamente. Então, alguma correção de sinal teve que ser aplicada a partir do amplificador, já que eu não conseguia fazer funcionar direito com a saída de linha direto do pré-amplificador de fono. No meu caso, envolvendo um amplificador Harman & Kardon 6300 vintage com um pré-amplificador MM phono integrado, tive que diminuir os agudos até -10dB / 10kHz, aumentar a equalização de graves para aprox. + 6dB / 50Hz e reduzir o nível de volume para pico de aproximadamente 0,7 volts, para não distorcer. Tudo isso, naturalmente, com qualquer correção de fase e volume desligada.

Claro, o modem cassete não dá a mínima para saber de onde o sinal está vindo. Não obstante, a gravação precisa ser intocada e não conter estalos ou estalos altos (vinil) ou interrupções de modulação / frequência (fita) que interromperão o fluxo de dados. No entanto, alguns ruídos são tolerados e a velocidade pode ser 2 ou 3 por cento mais alta ou mais baixa.

E é isso! Para os interessados, os links para download de binários, etc. podem ser obtidos no artigo original (em inglês) no link da FONTE desta notícia: http://boginjr.com/it/sw/dev/vinyl-boot/?fbclid=IwAR0taiIfTcP_lZm2Uq1XqVXewoQpk6W4hxVPXKIk8Tf0zkV5pawRPxE3KzI

One thought on “BOOT em DOS usando disco de vinil!”
  1. Achei muito legal. No meu caso junta duas coisas que adoro, PC classico e Vinyl no mesmo pacote.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *