Usando Raspberry Pi 3 Model B para montar um arcade

Pessoal,

Neste artigo quero mostrar algumas dicas de como você pode montar um arcade (a parte eletrônica) multijogos usando um raspberry pi model B (doravante chamado rasp3b)

Para quem não conhece o rasp3b é um computador minúsculo com bom poder de processamento, entradas USB, saída de vídeo composto + áudio estéreo, HDMI, etc.! Enfim, um excelente computador que pode ser usado para várias finalidades!

Uma dessas finalidades é montar uma máquina de arcade multijogos. Existem alguns projetos de software prontos na internet (Recalbox e Retropie) que usam o rasp3b.

Aqui vamos falar do Recalbox.

Bom, vamos lá… considero que você tem um ARCADE do tipo da foto [1], ou seja, com botões e controle de movimento que usam microswitches ligados à um chicote Jamma [2].

mortal-kombat-9-evo-arcade-cabinet

Foto [1] – Exemplo de máquina arcade (foto tirada da internet

jamma

Foto [2] – Chicote Jamma (tirado da internet)

Vamos precisar de alguns materiais:

(***) – Observação sobre a fonte: eu peguei a primeira fonte que vi (um carregador SAMSUNG de celular) e estava usando. No entanto, quando eu ligava o Rasp3b ele começava a ler o cartão dar boot e reiniciava. Fiz vários testes, mas não pensei que poderia ser a fonte. BINGO! Ao usar uma fonte de IPHONE, o problema resolveu. Então, muita atenção com a fonte que vai usar. Acredito que ela deve ter que ter, no mínimo 1A… a do Samsung era menos que 500mA!!! Veja aqui o vídeo do que ocorria:

Bom, com tudo em mãos, vamos partir para as adaptações necessárias. O primeiro passo é você pegar sua plaquinha JAMMA e identificar onde os direcionais (cima, baixo, esquerda e direita) e botões (b1, b2, … b6, player 1 start, player 1 coin, etc.) estão no seu chicote Jamma. Para termos uma base, usamos o manual da placa pandora… ajudou bastante.. Mas é extremamente recomendado pegar o multímetro na escala de diodo (aquele teste de continuidade) e bater certinho, item por item, conferir e anotar.

Veja o manual da pinagem da Pandora [3], que nos ajudou muito:

IMG_7505

Foto [3] – parte do manual da PandoraBox que ajuda na identificação da pinagem do chicote Jamma.

Além desses botões, é necessário um botão extra que o Recalbox chama de HOTKEY. Por sorte, meu arcade tem um botão por baixo, que eu nunca usei, mas dessa vez, nós procuramos em qual pino do chicote ele estava conectado e usamos ele!

Bom, após detectar corretamente todas as ligações procedemos com a soldagem na placa que vai conectar no chicote Jamma. Veja como ficou[4]:

IMG_7504

Foto [4]: placa adaptadora Jamma já com os chicotes da placa Joystick USB soldados.

A placa adaptadora de Joystick [5]vem com vários chicotinhos que tem dois cabinhos. No nosso caso, um lado branco e outro azul. Reparamos que o lado branco sempre era o NEGATIVO. Por este motivo, todos os cabinhos brancos foram soldados no NEGATIVO (veja na foto acima).

Os cabinhos Azuis foram soldados cada um em uma posição do JAMMA (cima, baixo, esquerda, direta, botões, etc.).

Estes chicotes, depois foram conectados na placa adaptadora de Joystick USB, como pode ser visto aqui:

IMG_7500

Foto [5] – A placa adaptadora de Joystick

E dessa plaquinha sai um chicote com uma conexão USB, que foi contectada na porta USB do Rasp3b.

Como descobrir quem é quem nessa placa? Antes de soldarmos, ligamos essa placa num PC e ela foi reconhecida como um dispositivo de joystick. Entrando em propriedades, ele mostra os direcionais e botões. Bastou ir curto circuitando um por um desses encaixes e ver na tela o que acontecia. Tivemos que fazer isso e anotar, um por um. Depois soldamos a ponta desses chicotinhos lá na adaptadora Jamma na posição exata do botão em questão.

Após toda a identificação na placa de Joystick USB, toda a soldagem na placa adaptadora JAMMA, podemos dizer que a parte mais complicada está pronta.

(veja artigo com detalhamento deste procedimento CLICANDO AQUI)!

Mas e o software que vai rodar no rasp3b? Nosso amigo Rudolf Gutlich disponibilizou um download via torrent com muitos emuladores e jogos já pré-configurados! Basta você baixar esse pacote e gravar no cartão SD.

Segue o link do arquivo torrent para baixar o conteúdo:

https://www.dropbox.com/sh/fjlmpw0dnt0d8k5/AADMfpZBV1CgK_KzQKcdFM4aa?dl=0

O cartão deve ser formatado em FAT 32.

Você poderá usar este programa para gravar a ISO (imagem) no cartão: https://sourceforge.net/projects/win32diskimager/

Espero ter auxiliado vocês com este rápido tutorial. Não vou dizer que é um passo a passo, mas acho que, para quem tem um pouco de experiência com TI, o caminho das pedras já está revelado no artigo!

Veja aqui como ficou o funcionamento do Arcade usando o Recalbox no Raspberry 3 Pi model 3!

Lembre-se do nosso termo de uso e responsabilidade antes de iniciar o processo!