Como converter fitas cassete (k7) do TK85 para arquivos .P

Neste artigo vou demonstrar um dos vários métodos possíveis para podermos preservar os programas de fita cassete (k7) para o TK85. No último vídeo que gravamos para o canal (OLDPLAYERS EXPLICA TK85 parte 3), nós deslacramos uma fita da ENGESOFT com vários jogos.

Ao verificarmos, não encontramos imagens dela na internet, então, decidimos fazer a digitalização da mesma a fim de preservar seu conteúdo.

Não foi uma tarefa fácil. Passamos, praticamente, dois dias tentando vários alternativas e, com a ajuda de amigos, conseguimos chegar num método que entendemos ser mais fácil e rápido. Vamos lá!

O primeiro passo é você ligar o gravador ao LINE IN da sua placa de som. Para capturar o áudio utilizamos o software gratuito AUDACITY.

As configurações básicas foram as abaixo:

Lógico que a nome das placas de som poderão ser diferentes em seu computador. O importante é escolher Windows DirectSound e 1 Canal de Gravação (MONO)

Clicando na bolinha vermelha, o AUDACITY vai começar a gravar tudo que entrar em LINE IN da placa de som (no meu caso tenho duas placas e ele está escutando a USB SOUND DEVICE). Se você tem uma placa de som só, desabilite TUDO o que pode fazer sons indesejados durante este processo. Feche navegadores, instant messenger, etc. O AUDACITY precisa escutar APENAS o som da fita k7.

Antes de mais nada, ajuste o azimuth do gravador para o áudio sair o mais agudo possível.

Dê play no gravador e ajuste o volume para o gráfico não ficar nem muito pequeno, nem muito estourado. Exemplo:

Ao terminar de gravar, teremos ruído antes e depois do sinal. Veja exemplo de ruído antes do sinal:

É necessário remover este ruído aplicando o silenciador. Dê zoom no início do sinal, marque o ruído até o início e aplique o silêncio. Faça a mesma coisa no final. Veja os vídeos abaixo.

Removendo ruídos do início
Removendo ruídos do final

Pronto, já tiramos boa parte do ruído da gravação. Mas, no nosso caso, ficou ruído misturado no sinal. Veja abaixo que a onda maior, que aparece sempre ao final do conjunto de pulsos, não deveria existir. Ela é um ruído/interferência:

Para tentar eliminá-la ou, pelo menos, reduzi-la aplique o filtro PASSA ALTA no sinal todo e, em seguida, reaplique, sempre escolhendo a frequência de 3200Hz.

Observe abaixo que os pulsos reais, agora, estão bem mais destacados em relação aos ruídos:

No entanto o sinal está bem “baixo”. Para melhorar, vamos amplificar. Marque todo o sinal (CTRL+A) e escolha as opções: EFEITOS – AMPLIFICAR e digite 5dB.

Chegou a hora de exportar nosso trabalho em um arquivo WAV. Para isso, faça o procedimento:

ARQUIVO – EXPORTAR – EXPORTAR COMO WAV

Escolha em TIPO: WAV (Microsoft) PCM assinado 16 bit.

E salve seu arquivo.

Agora abra o emulador Eighty One. Link para baixar o emulador: https://sourceforge.net/projects/eightyone-sinclair-emulator/

Agora resta abrir este WAV no emulador EIGHTY ONE e testar sua leitura. Caso dê certo, neste mesmo emulador faremos a conversão para TZX e depois salvaremos no formato .P.

Fazendo o procedimento de tratamento de áudio no AUDACITY é possível também tentar converter diretamente num programa de linha de comando (p/ DOS), chamado ZX81PUTIL.EXE. O original dele está no site: https://github.com/mcleod-ideafix/zx81putil mas já vou deixar um ZIP com apenas dois arquivos que foram os que eu precisei. Basta clicar aqui.

O trabalho de descobrir este procedimento foi árduo, mas agora disponibilizo para vocês, numa tentativa de facilitar as coisas e animá-los a digitalizar fitas ainda “perdidas” por aí!

Agradeço ao Kelly Murta, Fábio Belavenuto e outros amigos pelas dicas que ajudaram a chegarmos nesta solução!

Obs: Dependendo da situação da fita, gravador, etc. pode ser que essa “receita” não funcione e você precise fazer adaptações. Eu mesmo estou com uma fita aqui que não consegui, até agora, recuperar os softwares do LADO B. Mas espero ter ajudado!