Compatibilizando MSX Expert PLUS e DD PLUS com SD MAPPER e outros periféricos

Autor: Fábio Belavenuto
15/11/2017

Antes de iniciarmos lembramos que não nos responsabilizamos por danos causados ao seu equipamento ou à sua pessoa! Se for fazer esta modificação, faça por sua conta e risco. Veja nossos termos de uso clicando aqui!

Neste artigo vamos explicar como remover o chip 74LS245 dos Expert PLUS e DD PLUS que acabam causando incompatibilidades com alguns hardwares existentes.

Quem preferir, ao final, tem um vídeo tutorial bem completo!

Esse CI é um buffer para a linha de dados do barramento, e como não há buffers para a linha de endereços e controle, a linha de dados do barramento sofre um pequeno atraso em relação aos outros e causa problemas com algumas interfaces, como a moderna SD Mapper e algumas interfaces de disco antigas.

A ideia é retirar esse CI e fazer uma ligação direta (bypass) tirando o atraso da linha de dados e mantendo todo o barramento igual, sem nenhum atraso. O ideal seria colocar buffers na linha de endereços e controle do barramento, mas seria muito complexo com cortes de trilha e dezenas de fios de ligações.

Entendido a intenção dessa modificação, vamos as explicações.

Para remover a tampa do Expert é necessário remover os 4 parafusos laterais (dois de cada lado):

Feito isso, puxe com cuidado a tampa, como demonstrado abaixo:

Pronto, já temos o equipamento aberto:

Agora vamos retirar os 3 parafusos superiores que seguram a frente plástica do Expert:

E agora, os 3 de baixo:

Com MUITO CUIDADO, desconecte os conectores indicados (do joystick e das chaves dos slots). Cuidado pois a placa destes computadores é muito frágil e, caso force demais, poderá danificar seriamente a placa:

Após a desconexão, você pode retirar delicadamente a frente plástica do Expert. Fique atento com os cabos que precisam passar por orifícios para que a frente possa ser totalmente removida.

Remova os 4 parafusos que seguram os slots:

Afrouxe os 3 parafusos indicados abaixo:

Retire os dois parafusos indicados, na parte frontal metálica:

Agora vamos mexer na parte traseira, visto que na dianteira, a placa já está praticamente livre.

Remova os dois parafusos, porcas e arruelas que seguram o conector do teclado na parte metálica traseira.

Remova os 3 parafusos que seguram a placa principal:

Remova os conectores do reset, o que envia imagens para a placa analógica e também o da fonte:

Levante os conectores do slot A e B para que passem pela parte maior (superior):

Puxe a frente metálica, um pouco para a frente e isso vai liberar sua placa principal:

PRONTO, sua placa está livre!!!Até o momento apenas abrimos o Expert e liberamos a placa. Agora é que começa realmente a modificação!

Identifique o CI que vamos remover:

Dessolde o CI (pela parte debaixo da placa). Para facilitar, aplique solda nova antes de fazer a remoção da solda antiga. No caso, utilizamos, para dessoldar um sugador de solda manual.

Veja, abaixo, a aplicação de solda nova junto da antiga:

Repare que várias ilhas (aqueles círculos metálicos em volta dos pinos do CI) acabaram saindo no momento de sugar a solda. Isso ocorre pois a placa é de baixa qualidade e muito antiga. Neste caso, poderia ter sido necessário usar pequenos fios para ligar os pinos do soquete (que vai ser soldado) às trilhas. No entanto, no nosso caso, apesar de grandes pedaços de ilhas terem sido destruídas, ainda sobrou uns pedacinhos das ilhas ligados à trilha o que evitou termos que emendar fiozinhos.

Com uma chave de fenda, verifique se todos os pinos estão soltos. Caso algum ainda não esteja, será necessário aquecer e sugar novamente:

Estando tudo liberado, vire a placa e com o auxílio da chave de fenda, com cuidado, remova o CI. Basta inserir ela de um lado, fazer uma suave alavanca e depois repetir do outro lado. Pronto, CI removido!

Após isso, faça uma limpeza, removendo qualquer resquício de solda que possa ter pingado ou espirrado na placa, usando uma escova antiestática:

Agora vamos colocar o soquete no lugar do CI. Observe a orientação da meia lua do soquete. Ele deve ser colocado no mesmo lado onde está desenhada a meia lua na placa.

Após colocar o soquete, prenda-o de alguma maneira (usando uma massinha ou fita adesiva). Solde apenas dois pinos nos extremos de uma diagonal (um de um lado e outro de outro lado). Com a mão pressione um pouco o soquete contra a placa e, do outro lado, derreta as soldas. Isto vai fazer com que o soquete encoste o mais próximo possível da placa. Se você não fizer isso, tem grandes chances de arrebentar as ilhas/trilhas quando for colocar o CI sobre o soquete!

Na dúvida, veja o trecho do vídeo que explica como fazer isso aqui.

Após soldar o soquete, insira o CI que foi removido nele (sempre observando a orientação da meia lua!). Monte a placa novamente no seu Expert. Ligue-o no seu monitor e na energia e ligue o computador. Se tudo ocorreu bem, o Expert vai ligar normalmente.

Isso é só um teste para podermos da continuidade na modificação.

Desligue o Expert da energia e do monitor. Remova o CI do soquete. E agora vamos montar o segundo soquete que é aquele que realmente vai fazer o bypass dos sinais. Muito cuidado agora. Veja o esquema abaixo:

Observe o esquema do CI. O bypass precisa ligar os sinais na ordem: A1 – B1 /// A2 – B2 /// A3 – B3 e assim, sucessivamente até A8-B8. Observe que os pinos que precisam ser ligados estão desalinhados!!! Ou seja, precisamos ligar os pinos exatamente como estão destacados no esquema, veja um exemplo da primeira ligação (ligando A1 com B1):

Faça isso para todos os pinos:

Depois faça a soldagem destes pontos neste soquete e encaixe o mesmo sobre aquele soquete que está soldado na placa (sempre olhando a meia lua!!!):

Pronto! Sua modificação está completa. Antes de fechar seu Expert, ligue-o na energia elétrica e no monitor. Ligue o Expert e ele deverá iniciar normalmente.

Para testar, insira a SD MAPPER em um slot e veja se ela vai dar boot. No caso do PLUS, ele deve inicializar a MAPPER e parar naquele menu interno. Digite 1 (MSX BASIC) e ele deve dar boot no DOS do cartão SD, o que não ocorria anteriormente!

Faça o fechamento do seu computador (só seguir os procedimentos de abertura ao contrário hehe) e pronto!!!

Esperamos ter ajudado vocês a compatibilizarem mais o PLUS e o DD PLUS!

Assista ao vídeo tutorial completo: