Linha TRS-80

Linha de computadores vendida pela Tandy Corporation. A linha original TRS-80 lançada em 1977 (conhecida como MODELO I) foi uma das primeiras linhas de computadores pessoais produzidos em massa. Os primeiros computadores foram entregues aos consumidores em Dezembro de 1977. A linha ganhou adeptos entre hobistas, usuários domésticos e pequenos negócios. Recursos notáveis no TRS-80 original eram o teclado QWERTY, tamanho reduzido, BASIC com cálculo de ponto flutuante, monitor, tudo a partir de US$ 600,00.

A maior desvantagem desse modelo era a grande interferência de rádio frequência causada em equipamentos eletrônicos ao redor.

Devido a isso, uma comissão obrigou a TANDY a mudar seu computador e então foi lançado o MODELO III.

Em 1979, o TRS-80 tinha a maior seleção de softwares no mercado de computadores.

O nome TRS-80 foi utilizado posteriormente como uma marca genérica em outros computadores que já não eram mais compatíveis com o MODELO I.. como exemplo desses computadores estão o MODELO II, o TRS-80 COLOR COMPUTER e o TRS-80 Pocket Computer.

E no Brasil?

No Brasil, a Prológica foi quem lançou os computadores compatíveis com o TRS-80 da Tandy. Foram eles:

– o CP 300 e o CP 500.

Basicamente os computadores são os mesmos, com a diferença de que o CP-300 seria a versão compacta (sem drives de disquete e monitor). Já o CP-500 vinha com drives de disquete e monitores embutidos no gabinete.

Nos anos 80 era muito comum vermos CP-500 rodando em empresas ou mesmo em escolas de informática no Brasil.

Fonte: Wikipedia e MCI.