TK EAR Definitivo (p/ TK90x / 95)

Autor: Fábio Belavenuto (OUT/2020).
Texto e vídeo: BrancoRP2000

Já é sabido, de boa parte da comunidade dos retro computadores que o TK90x/95 sofre de surdez crônica na entrada de k7 (fita cassete). Eles funcionam bem com gravadores antigos porém com equipamentos mais novos como notebooks, celulares, ou até com o TZXDUINO, os Tk´s sofrem para carregar programas e, muitas vezes, nem conseguem ouvir o que entra pela porta EAR (leitura do cassete).

Já foram dadas algumas soluções mas, nosso amigo e colaborador, FÁBIO BELAVENUTO, mais uma vez nos surpreende com o TK EAR DEFINITIVO! Uma mudança simples que vai resolver o problema de surdez do seu TK!

Entendendo o problema

Para os testes Belavenuto usou um celular como fonte de áudio, ligado por um cabo à entrada EAR de seu TK90x. Então, primeiro, ele mediu a saída de áudio do celular para ver como era a onda original deste som:

Onda original gerada pelo celular

O que Belavenuto descobriu, utilizando um osciloscópio, é que a onda de som emitida pelo celular não chegava deste jeito no transistor Q7 do TK. Ela chegava da seguinte maneira:

Onda no transistor Q7 do Tk90x

Observe que ela não é uma onda quadrada, como deveria ser. Ou seja, ela acabou sendo bastante distorcida, se comparada com a onda original. Por que isso ocorre? Segundo a análise do circuito feita pelo Belavenuto o valor de um dos capacitores da entrada EAR estava distorcendo a onda.

Fábio então fez seus cálculos e decidiu trocar o capacitor C5, que era de 100nF para um eletrolítico de 100uF (diferença de 1000 vezes no valor da capacitância).

Veja como a onda chega agora no Q7:

Onda que já passou pelo circuito modificado, chegando em Q7

Ou seja, com essa pequena mudança, a onda passa a ser muito mais fiel à onda gerada no celular!

Belavenuto fez vários testes lá no laboratório dele depois da modificação e a leitura ficou praticamente perfeita!

Fiz a modificação aqui em casa também e realizei os testes de leitura com a mesma eficiência!

Então pessoal, agora temos o TK EAR DEFINITIVO (nova versão), desenvolvida pelo Belavenuto que consiste em, simplesmente, substituir o C5 original do TK90x por um de 100uF. Veja passo a passo os testes com o circuito original, a mudança na placa e os testes com o circuito modificado no vídeo abaixo!