Recuperando o teclado de um TK-95
O Alexandre Pereira (PacMan) esteve em casa e pediu pra eu mostrar para ele o meu TK 95. Eu disse que o teclado não estava bom e ele resolveu abrir.Ele deu a idéia e refez, para mim, a membrana, utilizando papel alumínio. A idéia era recortar pequenos quadrados de papel alumínio e colar onde a membrana original tinha os contatos que não estavam bons. Ele levou o TK 95 e fez isso para mim. Vejam o resultado:
Bom, ele montou e deixou o micro para eu testar. Eu testei. O teclado melhorou muito! Mas ainda não estava bom.Resolvi abrir e limpar a placa de circuito impresso do computador, que vai embaixo desta membrana. Dei uma leve raspada com uma chavinha de fenda, para remover uma sujeira (tipo zinabre, gordura, sei la) que estava por cima dos contatos:
Passei, bem de leve, esta chave, em cima de todos os contatos (estas bolinhas mais claras da placa).Depois peguei um cotonete e usei álcool isopropílico para limpar os contatos:
Montei tudo e testei. Melhorou mais ainda não estava bom! Abri de novo.Desta vez resolvi olhar a membrana que o Alexandre refez com o papel alumínio e percebi que, aparentemente, o papel alumínio tem algum revestimento. Talvez para proteger melhor os alimentos…Usei uma chave pequena philips (estrela) e raspei todos os papéis alumínio que o PacMan colou na membrana. A intenção era remover este revestimento para melhorar o contato elétrico do papel alumínio na placa de circuito impresso:
Observem como os quadradinhos ficaram todos riscadinhos (marcados) pela passagem da chave philips sobre eles.Montei e testei!!! E funcionou! Ficou ótimo!
Simples, barato e funcional! Espero que ajude outras pessoas com o mesmo problema!Um abraço!BrancoRP2000 e PacMan
Obs: Pode usar a vontade o recurso aqui descrito, porém por sua conta e risco, ok!?