
Neste artigo vou demonstrar um dos vários métodos possíveis para podermos preservar os programas de fita cassete (k7) para o TK85. No último vídeo que gravamos para o canal (OLDPLAYERS EXPLICA TK85 parte 3), nós deslacramos uma fita da ENGESOFT com vários jogos.
Ao verificarmos, não encontramos imagens dela na internet, então, decidimos fazer a digitalização da mesma a fim de preservar seu conteúdo.
Não foi uma tarefa fácil. Passamos, praticamente, dois dias tentando vários alternativas e, com a ajuda de amigos, conseguimos chegar num método que entendemos ser mais fácil e rápido. Vamos lá!
O primeiro passo é você ligar o gravador ao LINE IN da sua placa de som. Para capturar o áudio utilizamos o software gratuito AUDACITY.
As configurações básicas foram as abaixo:

Lógico que a nome das placas de som poderão ser diferentes em seu computador. O importante é escolher Windows DirectSound e 1 Canal de Gravação (MONO)
Clicando na bolinha vermelha, o AUDACITY vai começar a gravar tudo que entrar em LINE IN da placa de som (no meu caso tenho duas placas e ele está escutando a USB SOUND DEVICE). Se você tem uma placa de som só, desabilite TUDO o que pode fazer sons indesejados durante este processo. Feche navegadores, instant messenger, etc. O AUDACITY precisa escutar APENAS o som da fita k7.
Antes de mais nada, ajuste o azimuth do gravador para o áudio sair o mais agudo possível.
Dê play no gravador e ajuste o volume para o gráfico não ficar nem muito pequeno, nem muito estourado. Exemplo:

Ao terminar de gravar, teremos ruído antes e depois do sinal. Veja exemplo de ruído antes do sinal:

É necessário remover este ruído aplicando o silenciador. Dê zoom no início do sinal, marque o ruído até o início e aplique o silêncio. Faça a mesma coisa no final. Veja os vídeos abaixo.
Pronto, já tiramos boa parte do ruído da gravação. Mas, no nosso caso, ficou ruído misturado no sinal. Veja abaixo que a onda maior, que aparece sempre ao final do conjunto de pulsos, não deveria existir. Ela é um ruído/interferência:

Para tentar eliminá-la ou, pelo menos, reduzi-la aplique o filtro PASSA ALTA no sinal todo e, em seguida, reaplique, sempre escolhendo a frequência de 3200Hz.
Observe abaixo que os pulsos reais, agora, estão bem mais destacados em relação aos ruídos:

No entanto o sinal está bem “baixo”. Para melhorar, vamos amplificar. Marque todo o sinal (CTRL+A) e escolha as opções: EFEITOS – AMPLIFICAR e digite 5dB.
Chegou a hora de exportar nosso trabalho em um arquivo WAV. Para isso, faça o procedimento:
ARQUIVO – EXPORTAR – EXPORTAR COMO WAV
Escolha em TIPO: WAV (Microsoft) PCM assinado 16 bit.
E salve seu arquivo.
Agora abra o emulador Eighty One. Link para baixar o emulador: https://sourceforge.net/projects/eightyone-sinclair-emulator/
Agora resta abrir este WAV no emulador EIGHTY ONE e testar sua leitura. Caso dê certo, neste mesmo emulador faremos a conversão para TZX e depois salvaremos no formato .P.
Fazendo o procedimento de tratamento de áudio no AUDACITY é possível também tentar converter diretamente num programa de linha de comando (p/ DOS), chamado ZX81PUTIL.EXE. O original dele está no site: https://github.com/mcleod-ideafix/zx81putil mas já vou deixar um ZIP com apenas dois arquivos que foram os que eu precisei. Basta clicar aqui.
O trabalho de descobrir este procedimento foi árduo, mas agora disponibilizo para vocês, numa tentativa de facilitar as coisas e animá-los a digitalizar fitas ainda “perdidas” por aí!
Agradeço ao Kelly Murta, Fábio Belavenuto e outros amigos pelas dicas que ajudaram a chegarmos nesta solução!
Obs: Dependendo da situação da fita, gravador, etc. pode ser que essa “receita” não funcione e você precise fazer adaptações. Eu mesmo estou com uma fita aqui que não consegui, até agora, recuperar os softwares do LADO B. Mas espero ter ajudado!