Esta é uma pequena introdução aos portadores da interface Mass-Storage para MSX, a SDMapper versão 2, lançada no início do ano de 2020.
Essa interface adiciona duas portas hot-swap para cartões SD/SDHC/SDXC e uma Mapper de 512K em sistemas compatíveis com MSX.
O hardware foi criado por Fábio Belavenuto (FBLabs), o driver foi otimizado pelo FRS e a produção e venda oficial esta sendo feita pelo Paulo Maluf (PalMal).
No padrão MSX, o sistema MSXDOS 2 necessita de pelo menos 128KB de memória RAM, então os micros que não possuem muita memória RAM podem se beneficiar da Mapper integrada no cartucho para aproveitar as vantagens desse sistema.
O sistema escolhido para a interface é o Nextor, que é a evolução open-source do MSX-DOS 2, e utilizando um driver super otimizado garante uma alta velocidade de tráfego de dados.
Na parte superior do cartucho existem dois slots para os cartões SD, dois LEDs de aviso de uso dos cartões e as chaves de configuração. Uma das chaves permite o usuário escolher habilitar ou não a Mapper integrada e a segunda chave o usuário pode escolher qual firmware utilizar. Exitem dois firmwares selecionáveis para recuperação em caso de falha de atualização do firmware.
Se a Mapper estiver ligada, um expansor de slot é ativado para permitir utilizar os dois dispositivos (Mapper e Mass-Storage) no mesmo slot de cartucho do MSX, o que pode causar problemas em algum slot já expandido, exigindo um slot não-expandido livre se for necessário o uso da Mapper.
Para utilização da interface, é necessário um cartão SD de até 32GB formatado com partições FAT16 de no máximo 4GB com alguns arquivos necessários para o boot do sistema Nextor. A configuração do cartão (partições e formatação) pode ser feita pelo próprio Nextor dentro do Basic do MSX.
Ao ligar o MSX com a interface conectada, cartão preparado e inserido, o micro deve inicializar normalmente e inicializar o prompt de comando do Nextor. Se o sistema cair no Basic, verifique se não é necessário ativar a Mapper.
O boot da interface foi modificado para ser bem rápido exibindo somente as informações necessárias, porém é possível pausar e ver informações de copyright se o usuário quiser, devendo apertar a tecla STOP uma vez depois do logo do MSX e antes de iniciar o boot da interface.
Os cartões SD podem ser retirados e recolocados da interface com o MSX ligado (Hot-swap), permitindo assim uma rápida troca de arquivos com um PC sem precisar reiniciar o micro.
No momento da escrita dessa introdução, o Nextor se encontra na versão 2.1.0-RC1 e o driver na versão 1.1.0. Para atualização do Nextor/driver é disponibilizado o atualizador “FBL-UPD.COM” para ser executado dentro do prompt de comando do Nextor e executar a atualização no próprio MSX com a própria interface SD Mapper.
Se houver algum problema com a atualização, o usuário pode mudar a chave de seleção de firmware e inicializar com uma versão antiga, podendo realizar uma segunda tentativa de atualização. O atualizador possui um parâmetro para solicitar uma pausa antes de gravar a memória da interface para dar a oportunidade do usuário mudar a chave de seleção de firmware.
Segue abaixo alguns arquivos pertinentes à interface:
Todo o projeto está disponibilizado no repositório abaixo: