O objetivo do documentário é revelar, por meio de linguagem leve e lúdica, como eram os jogos dos primeiros microcomputadores pessoais que chegaram ao Brasil com muito atraso, clones propiciados pela Reserva de Mercado, bem como produtos oficiais que aqui apareceram (os MSX nacionais, o Amiga trazido pela PCI), além de todo o “ecossistema” gerado por aquela novidade tecnológica: os pioneiros programadores brasileiros e suas criações, as primeiras softhouses, os primeiros clubes, as trocas de jogos em fitas cassetes e em disquetes, as primeiras revistas etc. Tudo, claro, sempre com foco nos jogos e na realidade brasileira. Conversaremos também com colecionadores e entusiastas, à época crianças, adolescentes e jovens adultos – hoje “homens barbados” e com família – que tiveram a oportunidade única de consumir aqueles jogos, de brincar com eles quando eram novidade.  

Recorte histórico:

O período abarcado contemplará, grosso modo, o ano de 1980 até meados dos anos 1990, período que antecedeu a “era moderna” dos jogos de PC e o uso de placas de vídeo com recursos 3D. Linhas que abordaremos: Apple IITandy Radio Shack (TRS-80 e TRS-Color), Sinclair (ZX81 e ZX Spectrum), MSXAmiga e IBM PC (pré-3D).

Alguns nomes já confirmados:

Renato Degiovani (pioneiro programador brasileiro de jogos, criador de “Amazônia”), Luiz F. de Moraes (pioneiro, autor do adventure gráfico “A Lenda da Gávea”), Divino Leitão (pioneiro, criador de “Cavernas de Marte”), Ademir Carchano (pioneiro do MSX no país, criador da MegaRAM e dos kits de transformação “2.0”, além do jogo “Disco Laser” para o Ringo), Manuel FraguasLuiz Capanema (criadores de jogos para a linha ZX81, tais como “Atlantida” e “Lunar Rescue”), Tadeu Curinga da Silva (idealizou, aos 16 anos de idade à época, o jogo “Em Busca dos Tesouros”), Everaldo Lima (ex-funcionário da Prologica), Claudio Cassens (ex-funcionário da Microdigital), Rene Ballesteros (ex-funcionário da softhouse Cibertron), Paolo Pugno (ex-funcionário das softhouses Plan-Soft e Disprosoft), José Schiavoni (pioneiro jornalista de tecnologia), José Eduardo Neves (ex-sócio da softhouse Ciberne), Richard Valdivia (ex-funcionário do MISC – MSX International Service Club), Alexandre Neves (ex-sócio da Soft Seven), Denis L. Silva (ex-funcionário da Imarés Computadores) e tantos outros!  Total previsto de entrevistados: de 20 a 25. 

Todos os detalhes sobre o projeto e também sobre o financiamento podem ser obtidos no link:

https://www.kickante.com.br/campanhas/loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *