SNES – Super Nintendo será reimplementado em FPGA!

SNES – Super Nintendo será reimplementado em FPGA!

17/10/2017
Parece que o futuro, realmente, é das implementações de hardware em FPGA. Existem outras alternativas para recriarem consoles antigos, como o uso de emuladores. O NES Classic, por exemplo, é um hardware emulado.

Ou seja, o NES Classic é um “computadorzinho” que roda um emulador de NES.
Mas o console em questão é o SUPER NT da empresa Analogue. Este sim será uma nova implementação em hardware do SNES original usando tecnologia FPGA.
Para quem acompanha nosso site, sabe que um dos projetos que publicamos (de autoria de Fábio Belavenuto e Victor Trucco) é o TBBLUE que, resumidamente, é um ZX Spectrum clonado em FPGA.
A vantagem do uso da tecnologia FPGA é que, o que temos ali, é uma cópia quase idêntica do hardware original. Então o resultado final vai ser, praticamente, idêntico a executar um jogo num SNES original!
Eu, particularmente, gosto muito das implementações em FPGA. Só não podemos dizer que são totalmente idênticos por dois motivos:
1 – Possível falta de documentação do hardware original;
2 – Diferença no processo de fabricação dos transistores do chip FPGA.
Vamos detalhar um pouco para ficar mais claro:
No caso do item 1, o que pode ocorrer é não termos toda a documentação que explica como um CI (chip) é feito. Exemplo: O SNES possui um chip de áudio que é o SONY SPC700. Este chip é feito por milhares de componentes interligados internamente de uma forma a gerar som. Para se clonar este chip em FPGA é importante que exista alguma documentação sobre os componentes e ligações internas do CI que deverão ser reproduzidos de maneira idêntica no FPGA. Se esta documentação faltar ou não estiver totalmente correta, a implementação pode ser feita baseado no funcionamento do chip e ter alguma diferença em relação ao chip original.
No caso do item 2, imaginamos que quem clonou o SNES original teve acesso à toda documentação necessária e criou um clone perfeito, idêntico, em FPGA. Neste caso, pode ser que alguns ajustes ainda tenham que ser feitos no hardware pois o material usado para fazer as pastilhas de FPGA são bem diferentes do material que era usado nos chips, transistores de 30 anos atrás. Com isso, a temporização vai ser um pouco mais rápida do que o original e pode gerar um resultado ligeiramente diferente.

Porém, os desenvolvedores em FPGA conhecem essa diferença e conseguem, mudando alguns parâmetros, reduzir essa diferença de temporização, tornando-a quase nula, imperceptível.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO SUPER NT

Compatibilidade
_ Cartuchos de SNES e Super Famicom
_ Region Free (desbloqueio de região)
_Fonte de energia 100-240v, 50-60hz

Video
– HDMI 1080p/720p/480p
– NTSC & PAL
– Atraso Zero (lag zero)

Audio
– 48KHz 16 bit
– Áudio digital via HDMI

Recursos especiais:
– Portas para controles originais de SNES/SFC ;
– Atualização de firmware via cartão SD;

Outros recursos:
– Opção de Scanline;
– Opções de escalonamento;
– Ajuste de posição Horizontal position adjust
– Esticamento vertical e horizontal;

Quem quiser saber mais sobre o SUPER NT, poderá acessar diretamente o site:

https://www.analogue.co/pages/super-nt/

O console deverá ser vendido por volta de US$ 190,00.

Quem quiser saber um pouco mais sobre FPGA pode acessar o site:

https://victortrucco.com/Diversos/OQueeFPGA/OQueeFPGA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *