Autor: Jennifer Scott BBC News
Tradução/Adaptação: BrancoRP2000

Não importa se você jogava Tetris num Gameboy, ficava rolando com o SONIC num MEGADRIVE, etc. se você viveu entre 1980 e 1990, você se lembrará da chegada dos videogames nas casas.

Computadores chegaram em nossas casas e os fãs tinham seus jogos favoritos como – o impulso de Street Fighter, as plataformas de Super Mario ou a simplicidade de Pacman. Crianças e adultos foram fisgados pelos jogos!

O mercado para consoles continuou crescendo por décadas com empresas de tecnologias pelo mundo.

Mas, 20 anos depois, já no novo milênio, jogadores apaixonados ainda olham para o passado buscando uma solução.

“Embora exista o elemento de nostalgia, é necessário reconhecer quão bem feitos aqueles jogos clássicos eram”, disse o jornalista de tecnologia e colecionador de retro games KG Orphanoides.

“Os desenvolvedores tinham tão pouco espaço para trabalhar – a média dos cartuchos de MegaDrive ou SNES era de 4Mb – e gráficos e sons tão limitados!”.

A média do tamanho dos jogos agora é de 40Gb!

Mas essas limitações não impediram eles de fazer alguns jogos memoráveis.

Gemma Wood, não guardou o seu Nintendo GameCube no porão, mesmo tendo ele por mais de 15 anos!

“Eu adoro isso pois estava jogando Mario Sunshine e Mario Kart Double Dash ontem”, ela disse.

“Eu não conseguiria fazer isso usando os controles do Wii e, com retro consoles, a maioria dos jogos são mais baratos porque são usados”.

“Novos consoles e seus jogos são extremamente caros. Eu entendo que tem um árduo trabalho para fazê-los, mas como alguém justifica 50/60 libras esterlinas por um jogo que talvez você nem vá gostar?”

Para outros, é a chance de mostrar, para as crianças, os jogos de computadores de sua época.

Howard Gardner, de Londres, reviveu seu amor pelo Amstrad CPC e não pode esperar por ver os rostos de seus filhos.

“5 anos atrás, quando estava limpando a casa do meu tio, eu encontrei um CPC. Coloquei ele pra funcionar e recomprei alguns dos meus jogos favoritos no eBay.”, ele disse.

“Eu não tenho muito tempo para usá-lo, mas eu planejo mostrá-lo para crianças verem os jogos que eu costumava jogar e quero filmar um vídeo da reação delas!”

JOGOS PARA TODOS

Não importa a razão pela qual você segura um joystick, você não está sozinho e não é apenas uma atividade solitária com apenas com a família em casa.

Há uma enorme comunidade de retro gamers pelo país (Inglaterra) que amam compartilhar sua paixão.

O “National Videogame Arcade,” é o centro de games no país.

Eles recebem milhares de visitantes todos os anos e fazem grandes eventos para mostrar que jogos é para todo mundo.

Nintendo at the NVA
Jovem e idoso jogando Nintendo na NVA

“É uma das coisas que nós conversamos bastante na NVA” disse seu diretor, Iain Simons.

“Você não sabe onde você está se você não sabe onde esteve antes. É importante saber que a tecnologia evoluiu mas isso não significa necessariamente que novos jogos são melhores que os antigos.”

“Uma das coisas que percebemos é que vários jogos dos anos 80 são muito mais difíceis do que jogos que as crianças usam hoje em dia”, disse Iain.

“As crianças ficam muito chateadas quando descobrem que não conseguem passar do primeiro nível em Donkey Kong!”.

Sentimento de Nostalgia!

O aspecto retrô influencia até mesmo na maneira como as pessoas gostam de comprar jogos.

Kevin Cornwall gerencia a loja de jogos retrô Playnation e diz que a loja física melhora essa sensação.

“É o que as pessoas querem”, diz ele. “É aquele sentimento de nostalgia, de poder olhar para o jogo, ver e sentir as caixas.

Os jogos modernos tiveram suas armadilhas, então agora as pessoas estão olhando para o passado para reviver algumas memórias reais dos jogos.”

Se você quer testar antes de comprar, tem ressurgido as lojas com arcades ou café games. Isso era algo mais comum nos Estados Unidos ou Japão quando os jogos decolaram, mas agora o Reino Unido está entrando nessa.

Konbo Arcade Cafe
Konbo Arcade Cafe oferece jogos com café e croissaints

Proprietário da Konbo Arcade Cafe disse: “Konbo é influenciado pela cena japonesa de arcades e jogos antigos não são removidos devido à uma nova tendência. Eles nunca vão embora”.

“Como um jogo bom não deixa de ser um jogo bom, não há razões para uma nova geração não redescobrir e se divertir com ele novamente.”

A onda moderna

Um dos nomes da revolução dos jogos, a NINTENDO, sempre foi um atrativo, tanto que reviveu alguns de seus antigos consoles em novos cases, oferecendo uma coleção de jogos em uma máquina de mão.

No último ano, NES Classic foi o presente de Natal obrigatório, mas deixou fãs desapontados quando a demanda passou da oferta e o dispositivo acabou sendo descontinuado em Abril.

Agora, a empresa está trazendo de volta o SNES no mesmo formato e promete não cometer o mesmo erro.

A Atari também anunciou que lançará um novo console – 40 anos após seu Video Computer System original.

Old Atari console
Após 40 anos a Atari deve lançar seu novo (antigo) console

Fãs de retro gaming tem recebido bem os novos dispositivos, embora eles não vão parar de colecionar as máquinas e cartuchos originais.

Veja Andy Aldred, que possui 19 consoles, além de seu PC, 8 dispostivos handheld e mais de 1000 jogos num quarto exclusiva.

“Eles são uma maneira realmente decente de obter uma boa coleção de jogos clássicos por um preço razoável”, disse ele. “Comprar o hardware original e todos aqueles jogos custaria uma pequena fortuna.”

Ele ainda tira proveito da tecnologia mais recente em oferta, mas há algo especial sobre o gênero antigo.

“Para muitas pessoas existe um elemento de nostalgia e a possibilidade de ter todos os jogos que quiseram jogar enquanto crescia”, disse ele.

Você pode relembrar esses jogos de uma forma divertida – a briga com seus irmãos na próxima curva ou os gritos de “hadouken” durante a batalha.

Sentir a emoção causada pela trilha sonora agitada!

Ou você pode se dedicar ao seu Xbox moderno, PlayStations e Switches.

Mas em 2017, não há como negar que a tecnologia antiga está bem e verdadeiramente de volta, e longe de Game Over.

Fonte: https://www.bbc.com/news/uk-40427838 texto e imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *