TK90x/TK95 ganha nova ROM!

TK90x/TK95 ganha nova ROM!

É isso aí caro leitor! Nosso querido TK90x (TK95 e outros!) acaba de ganhar uma ROM “novinha em folha”! É a rom V3!

Sabemos que o TK90x/95 (da Microdigital) tinha duas versões de ROM (v1 e v2). Agora, em 2021, o Uruguaio Rodolfo Guerra, que trabalhou por cerca de três anos no desenvolvimento dessa nova ROM, a disponibilizou essa semana para a comunidade mundial!

Comunidade mundial? Não seria um exagero?

Não…. não seria. Rodolfo Guerra, entre várias outras modificações (detalhadas no vídeo logo abaixo), fez 13 versões da ROM, em 13 IDIOMAS DIFERENTES!!! Ou seja, é a globalização do nosso TK90x/95!

Rodolfo Guerra, autor da ROM v3 do TK90x

Rodolfo Guerra teve ajuda de Mario Villar Corbo e de Juan José Ponteprino para concluir a ROM e o conversor de arquivos de áudio.

Enfim, sem mais delongas, assistam ao vídeo (estará disponível, em estreia hoje, a partir das 12h00!).

Sobre o autor da ROM:

Rodolfo Guerra, 50 anos de idade, nascido e morador em Montevidéu no Uruguai, atualmente trabalha na manutenção de computadores, instalação de redes e como professor de informática (do básico até design gráfico para todas as idades). Ele teve seu primeiro contato com o TK90X em 1986. Aquele computador marcou amplamente seu caminho nos próximos anos, trocando o TK por um PC no início de 1990, quando ele resolveu aprender a linguagem Clipper e desenvolver alguns programas). Mas tendo conhecido dois dos primeiros emuladores (o “Spectrum” do espanhol Pedro Gimeno e o “Z80” do holandês Gerton Lunter) nunca mais deixou aquele mundo. No início (final dos anos 80) ele fez bastante programação no TK, principalmente em BASIC, mas misturando algumas pequenas rotinas em linguagem de máquina. Como exemplo podemos falar de “Módulos Marcianos” (jogo), “Uruguay” (mapa e estatísticas populacionais do país), “TK-Draw” (programa de desenho), etc. Ele também estudou o editor UDG dos TKs há um ano, modificando-o e adicionando novas funções. Curiosamente, aprendeu português por volta de 1995.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *