O blog Planeta Sinclair e o arquivo Arca Lusitana apresentam: o CONCURSO 2022 Pascalated BASIC ! Este concurso convida qualquer interessado a escrever um programa em ZX Spectrum BASIC usando uma abordagem mais estruturada do que o BASIC usual dos anos 80 oferecido na época. Em poucas palavras, nenhum GOTO é permitido!

A ideia surgiu do fato de que quando o ZX Spectrum Next foi lançado, ele inclui o NextBASIC, uma linguagem estruturada BASIC completa onde você pode definir loops estruturados e usar funções (ou procedimentos), permitindo que o programador crie programas sem o uso de GOTO. Como nem todos podem ter um ZX Spectrum Next à sua disposição, este concurso foi criado como um incentivo para que as pessoas criem programas BASIC para o ZX Spectrum original da forma mais estruturada possível.

Existem duas categorias, uma para jogos e outra para “todo o resto” (educacional, utilitários, etc) e os programas podem ser em inglês ou português.

O programador deve usar apenas BASIC, você não pode usar assembly. A programação deve ser estruturada (Structured BASIC), o que significa que o programa não pode utilizar o comando GOTO e, em vez disso, privilegiar sub-rotinas (GOSUB, RETURN), que não podem ter mais de 100 linhas – O comando RETURN só pode ser utilizado na última linha da uma sub-rotina.

Todas as informações sobre o concurso podem ser obtidas clicando aqui!

Fonte: https://www.vintageisthenewold.com/a-different-basic-contest-for-the-zx-spectrum-can-land-you-a-zx-uno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *