O amigo Marcus Garrett encaminhou novas informações sobre o documentário que está sendo finalizado, o LOADING – Nossos primeiros jogos de computador.

Com a conclusão prevista para Outubro, iniciou-se hoje a a pré-venda das mídias do LOADING…

Foi lançada também a “Edição de Colecionador” tanto do DVD quanto do Blu-ray. Essas edições terão um disco a mais (DVD apenas, de dupla camada) recheado de Extras.

A aquisição das mídias (Standard e Colecionador) é feita na loja da Bitnamic Software, mais precisamente no endereço abaixo, e o pagamento pode ser realizado via Pix, cartão de crédito, boleto ou PayPal. Há várias opções de frete, tais como Carta Registrada, PAC, Sedex, Motoboy (SP, Capital apenas) e retirada pessoalmente na Playtoy (necessário agendamento prévio, a loja fica no bairro do Cambuci, em São Paulo).

Compre aqui: https://www.bitnamic.com.br

Previsão de entrega: fim de outubro.

OBS.: a expedição e o envio serão feitos pela Playtoy Brinquedos.

Sobre o filme:

Os jogos dos primeiros microcomputadores domésticos, anteriores aos atuais PCs e ao Macintosh, superavam os dos videogames da mesma época, como o Odyssey, o Atari e o Intellivision, em qualidade de imagem e som, complexidade, quantidade de memória e recursos técnicos. Diferentemente dos consoles, os jogos dos micros eram distribuídos em fitas cassetes e também em disquetes de 5,25 ou de 3,5 polegadas, mídias cuja capacidade de armazenamento era superior aos cartuchos e cuja facilidade de duplicação era notória.

Máquinas pioneiras, tais como o TRS Color, o Apple II, o ZX Spectrum, o MSX e o Amiga, constituíram realmente uma enorme evolução (e revolução!), pois, além de proporcionarem melhores gráficos, maior número de cores na tela e música, elas trouxeram complexidade e profundidade aos jogos em termos de enredo – alguns tinham “historinhas” e apresentações, outros fomentavam a interação homem-máquina via teclado, algo impensável nos videogames daquela geração.

LOADING… Nossos Primeiros Jogos de Computador retrata como eram os jogos dos primeiros microcomputadores pessoais (os pioneiros jogos brasileiros e seus criadores, e os jogos que vinham do exterior), além de todo o “ecossistema” gerado por aquela grande novidade tecnológica: os fabricantes nacionais dos micros e periféricos, as softhouses (clubes) que, sem cerimônia, comercializaram os jogos do estrangeiro, as empresas que os traduziram e os venderam ao varejo em embalagens personalizadas, os primeiros jornalistas que escreveram sobre o tema, as lojas que venderam microcomputadores, periféricos e acessórios, e nós, jogadores à época, que, de maneira absolutamente inédita, tivemos o prazer de acompanhar tudo de perto.

Renato Degiovani (Aeroporto 83, Amazônia, Serra Pelada), Luiz F. de Moraes (A Lenda da Gávea, Barravento), Divino Leitão (Cavernas de Marte, Valkirie, Pinball), Mauricio Bussab (Avenida Paulista, Carga Viva, A Casa de Akernaak), Tadeu Curinga da Silva (Em Busca dos Tesouros), Frederico Liporace (O Enigma dos Deuses), Ademir Carchano (Disco Laser), Mario Gouvea (Countdown to the Death), Manuel Fraguas e Luiz Capanema (Sexy Game, Lunar Rescue, Atlântida) são alguns dos nomes que estão no filme.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *