É isso aí pessoal! Sai ano, entra ano, e a gente tá sempre procurando novidades de 40 anos atrás para disponibilizar aqui para vocês!

Esta semana digitalizei uma fita original PLANSOFT para a linha ZX SPECTRUM. É a fita código 903 – com o programa SOFTFILE.

Infelizmente essa fita estava sem o manual que costumava acompanhar os programas da PLANSOFT. Ao tentar carregá-la no emulador, o mesmo dava um reset e não funcionava.

Nesta fita tem duas cópias do programa. As duas tiveram o mesmo comportamento. Tentei carregar num TK90x real e o reset acontecia também. Suspeitei que, as duas cópias não poderiam estar com o mesmo defeito de leitura mas que poderia ter algo no manual que explicasse isso.

O amigo WCA do grupo VIDEOMAGIA achou uma propaganda na revista MicroSistemas dizendo que o SOFTFILE era um gerenciador de banco de dados e logo desconfiou que podia ser o MasterFile traduzido para o português!

Enviei o arquivo digitalizado para o amigo Flávio Matsumoto que manja muito de assembly Z80 para analisar e ele descobriu que o problema era a RAMTOP.

Os detalhes técnicos estão no site do Flávio e você poderá ver clicando aqui.

O arquivo digitalizado, com scan da capa, da fita e do manual (que achamos no site Datassette) estão aqui no nosso site de preservação (https://softwares.oldplayers.com.br).

Se você tem uma fita k7 antiga aí e não sabe digitalizar entre em contato conosco pelo e-mail brancorp2000@gmail.com e ajude-nos a preservar parte da microinformática no Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *