Plataforma: Commodore Plus / 4

Na época em que Lemmings estava sendo convertido para todas as plataformas existentes, o pobre e velho Plus / 4 estava sendo negligenciado, tendo sido abandonado comercialmente há muito tempo.

Isso, entretanto, não impediu que Tamás Sasvári (programação) e Csaba Kémeri (gráficos) tentassem trazer o título para sua amada máquina em 1993. Vários meses foram gastos montando uma sólida conversão não oficial dentro dos limites do Plus / 4, que teria uma abordagem baseada em bitmap em comparação com a edição C64 (que usava sprites para os fundos), devido à falta de sprites de hardware.

Csaba, ainda ativo no cenário do PC e do Amiga hoje, usou a ferramenta Multi Botticelli para produzir todos os gráficos, que é o equivalente ao Koala no C64.

Acreditava-se que uma prévia antecipada seria apresentada em 1993, mas problemas técnicos surgiram logo no início. Tamás havia utilizado um sistema de buffer para a abordagem de bitmap (veja abaixo), que conforme as coisas progrediam – ele teve problemas de memória que não conseguiu resolver. Como resultado, todo o desenvolvimento foi interrompido. Infelizmente Tamás disse que todo o código-fonte foi perdido há muito tempo devido a falhas de disco. Aqui, separadamente, está o que Tamás tinha a dizer em 2006 (obrigado a Luca Carrafiello por compartilhar):

“Lemmings = falha… Eu li meu código depois de uns dez anos, que acabou de ser editado no monitor e vomitado no teclado. Portanto, além da minha alma, meu hardware também está em ruínas. Sem mencionar que verifiquei e quase não há memória para implementar quaisquer funções úteis. O programa em si não é muito grande, mas a memória é ocupada por todos os tipos de buffers. Por exemplo. por padrão, 4 áreas de tela de gráficos são usadas para exibir os gráficos de buffer duplo. ”

O jogo cancelado foi então mostrado na festa 4ever03 em Szeged em uma tela de projetor, e então esquecido mais uma vez. Permaneceu como GTW (jogos que não terminaram) no site Plus / 4 por muitos anos.

Tamás entrou em contato com GTW e Plus / 4 World e deu permissão para liberar os restos de sua conversão.

Há uma série de telas gráficas que você pode conferir, mas também uma versão inicial e ligeiramente jogável. Aqui você pode controlar um grande número de leming´s em um nível simulado, usando os recursos de flutuador, bomba, bash, escavação e bloqueio. Os recursos do construtor e da picareta infelizmente não estão presentes neste estágio. Além disso, você pode apenas interagir com os leming´s, sem saída para alcançar.

Mesmo neste estágio inicial, é uma façanha impressionante. Isso prova que o Plus / 4 é capaz de fazer algo, mas pode precisar de uma abordagem diferente para ter sucesso.

Fonte: https://www.gamesthatwerent.com/2020/09/Lemmings/

No site acima é possível fazer o download. Não colocamos aqui pois não temos permissão para a distribuição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *