16/10/2020

Muito tem se noticiado sobre o fim YAHOO GROUPS!

Um portal da, outrora considerada uma das gigantes da internet, YAHOO! que gerenciava os grupos ou listas de discussão por e-mail. Febre ali nos anos 90, você encontrava grupos de qualquer assunto que imaginar.

Entrando no site groups.yahoo.com surge a seguinte tela:

Um pop-up desanimador, realmente confirmando os rumores. O YAHOO GROUPS vai ser desativado e todo seu conteúdo ficará perdido para sempre.

Infelizmente, depois da invenção do Facebook, Whatsapp, Telegram e outros, as listas de e-mails foram, aos poucos, sendo migradas para essas tecnologias. Tecnologias estas mais imediatistas, de rápida resposta (instant messengers), porém com um problema sério de memória…. Tente procurar num grupo destes (face, whats, telegram) publicações antigas, sobre um determinado assunto. É dificílimo encontrar. Já nas listas de e-mails (como o Yahoo groups), todo o histórico estava lá e ficava preservado “eternamente”, ou melhor, até a extinção do serviço… Em termos de pesquisas, as listas de e-mails funcionam MUITO melhor, mas foram vencidas pelo uso dessas novas tecnologias de comunicação.

A partir de 14/12 seu conteúdo será deletado. Portanto se você tem algo interessante lá (fotos, arquivos, etc.) recomenda-se acessar logo o grupo e fazer o download.

Infelizmente, até o momento não descobrimos uma maneira de fazer um backup geral de tudo, de forma automática.

O próprio YAHOO GROUPS, em uma página de HELP, sugere alguns outros sites para que um novo grupo seja montado. Dentre eles, está o Groups.io que oferece, NA VERSÃO PAGA, uma ferramenta para transferir o grupo. Não vimos os detalhes, mas acreditamos que essa ferramenta deva trazer todos os inscritos, mensagens, arquivos, etc.

Enfim, se você tem um grupo lá, não perca tempo e comece o trabalho de migração/preservação dos dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *