OLDNEWS: Karateka para AMIGA!

OLDNEWS: Karateka para AMIGA!

19/10/2020

Bom, vamos iniciar uma categoria de notícias chamada OLDNEWS. Aqui vou postar notícias, por mais antigas que sejam, mas que, para mim eram desconhecidas e de importância relevante para retrogaming! Belezera? Vamos lá então:

O primeiro jogo de Jordan Mechner para o Apple II, Karateka, foi um grande sucesso que abre o caminho do desenvolvedor para uma carreira de sucesso que inclui a franquia Prince of Persia. Depois de lançado para o Apple II, o Kareteka foi portado para várias plataformas, incluindo Commodore 64, Amstrad CPC, Atari 8-bit e ST e muitos outros. Mas nunca para o Amiga.

Depois de quase 30 anos, o jogo icônico finalmente encontrou seu caminho para o sistema operacional Amiga, graças ao usuário inglês do fórum Amiga Board meynaf. Sua versão Amiga foi diretamente portada da versão Atari ST em apenas alguns dias.

O jogo impressionou ao rodar no Apple II devido à sua animação e alguns elementos de jogabilidade como cut-scenes, que nunca foram usados ​​antes. Em plataformas mais avançadas como o ST, o jogo também foi muito bem, mas talvez não fosse mais tão inovador quanto a versão original.

Robert Hazelby do blog Amiga Gamer escreveu uma bela apresentação da versão atual do Amiga:

“O jogo certamente se parece com uma das primeiras animações no estilo Disney e, mesmo hoje, os gráficos parecem muito elegantes. O número limitado de cores usadas funciona bem e os personagens são extremamente bem animados e bem desenhados.

Testei isso no meu Amiga 1200 (68030 @ 50mhz) e funcionou perfeitamente. Percebi que os documentos afirmam que este jogo pode ser executado em um 68000, mas provavelmente precisará ser um sistema acelerado para funcionar corretamente. ”

Por outro lado, Jordan Mechner publicou seus diários de quando estava na universidade e desenvolveu o Karateka. Verifique o livro no site da Amazon.

Para ler a resenha completa ou baixar a imagem ADF, siga o link abaixo.


Link: Download de imagem ADF

Fonte: https://vintageisthenewold.com/after-30-years-amiga-can-finally-play-karateka/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *