Agora é possível lançar um homebrew de NES na Steam

Agora é possível lançar um homebrew de NES na Steam

Há pouco tempo, a Lowtek Games teve uma campanha bem-sucedida no Kickstarter que permitiu o lançamento da edição física do jogo Flea para NES. Alastair Low também tinha planos de lançar o jogo em plataformas modernas. Embora ele pudesse vender / lançar o ROM para ser jogado em emuladores, o uso deste tipo de software não teria o mesmo alcance em comparação com o lançamento do jogo como um aplicativo nativo do Windows para plataformas como o Steam.

Depois de alguma pesquisa, Alastair entrou em contato com seu amigo da “Killgarif Technologies” para modificar um emulador de código aberto para dar autoboot numa ROM do NES e facilitar a alteração de algumas configurações básicas. Com esta solução, Flea estreou no Steam em 29 de outubro de 2020, como um jogo autônomo – sem a necessidade de emuladores.

A ideia não é nova, mas a execução nem sempre é direta, pois modificar emuladores para atuar como um contêiner pode ser muito complexo. Com isso em mente, a Lowtek Games decidiu compartilhar as ferramentas usadas para Flea com a comunidade homebrew – nasceu a NESTEK!

Derivado do FCEUX (um emulador muito maduro e preciso), o NESTEK carrega uma única ROM do mesmo diretório que o executável NESTEK. Ele também pode carregar um arquivo de ícone personalizado e uma imagem inicial de 256 × 224. Ele oferece suporte a um arquivo de configuração fornecido pelo desenvolvedor com mapeamentos de teclado e permite que o usuário final altere esses mapeamentos usando o menu integrado do NESTEK.

O NESTEK oferece suporte à maioria dos mapeadores (incluindo o Mapper 30), remapeamento do controlador, exibição em tela inteira / janela e a capacidade de salvar arquivos.

NESTEK está disponível em itch.io gratuitamente, mas se você lançar um jogo usando-o, considere doar algo para o desenvolvedor.

Download: itch.io
Source Code: Github
Link: Lowtek Games

Fonte: https://vintageisthenewold.com/nestek-this-free-tool-enables-you-to-publish-your-nes-homebrew-games-on-steam/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *