É isso mesmo caro leitor! EM BASIC!!!

Essa façanha foi feita, na época, por um garoto (adolescente!) de 16 anos, que muitos, atualmente, conhecem pelo mundo da retro computação. Seu nome? José Lucio (Slotman).

Por incrível que pareça o jogo, apesar da ótima qualidade visual, foi feito todo em BASIC. Segundo o autor, o “único” problema é que ficou muito lento. Ele fez até um vídeo para mostrar o jogo, mas gravou em modo acelerado para que pudesse ficar mais fluído para quem fosse assistir.

Segundo palavras do próprio autor, em seu perfil do facebook:

“Eu AMAVA (ainda amo hahaha) o jogo das Tartarugas Ninja no arcade e queria de todo jeito fazer ele no meu modesto MSX.
Sabia só BASIC e o treco ficou uma lerdeza só (no vídeo está tudo MUITO acelerado).
Mas… eu tinha 16 anos. Informação era coisa escassa, só alguma coisa aqui ou ali em livros e revistas.
Ainda assim, descobri (sim, fiz na base da tentativa e erro) como fazer o mapa do jogo, ter scroll na tela, colisões, comportamento dos inimigos… tudo sozinho.
Os gráficos? Feitos na mão, de cabeça do que eu lembrava do arcade. Só o logo que eu chupinhei da tela de carga do jogo que existia das tartarugas ninja no MSX (que nada tem a ver com a versão arcade, é parecida com o primeiro jogo no NES)

Veja o vídeo do jogo:

3 thoughts on “Tartarugas Ninja para MSX em Basic”
  1. Muito bacana esse exemplo de dedicação, amor e paixão com nosso querido MSX. Guardo meu Hotbit até hoje. Foram muitas horas de jogatinas e muita aprendizagem. Parabéns pela matéria e ao José Lucio (Slotman).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *