Já não é de hoje que a Nintendo é conhecida por travar uma batalha contra a pirataria de seus jogos. Mesmo de seus jogos mais antigos, mas que ainda são disponibilizados na internet, gratuitamente ou não.

Além do compartilhamento ilegal de jogos da Nintendo, o portal RomUniverse também passou a oferecer contas pagas na sua plataforma. Isso torna o processo ainda mais forte pois o site estava lucrando com a disponibilização das ROMs não autorizadas.

Mathew Storman tentou se defender alegando que não teria desrespeitado nenhuma lei e que o caso deveria ser arquivado, o que não foi aceito pela corte federal do estado da Califórnia. Então a Nintendo pretende levar o caso adiante.

Com o andamento do processo ambas as partes se encontraram em uma audiência em setembro de 2020 quando Storman apresentou formulários de impostos mas negou-se a mostrar o número de downloads em seu portal de compartilhamento de ROM´s. Um número que deve ser “impressionante”.

Tempos depois disse que não possui tal informação e, em seguida, o site RomUniverse foi desativado.

A multa solicitada pela Nintendo para compensar os danos é de US$ 4,41 milhões pela quebra de direitos autorais e mais US$ 11,2 milhões por uso indevido da marca Nintendo.

A Nintendo é conhecida por este tipo de processo contra sites e/ou empresas há muito tempo. Recentemente eles processaram uma empresa de corridas de kart por usarem fantasias alusivas ao jogo Super Mario. O que você acha dessa atitude?

Photo by Waldemar Brandt on Unsplash. Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/01/05/games-e-consoles/nintendo-quer-15-milhoes-de-site-de-pirataria/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *