Gabinete de arcade, extremamente raro, da Sega é encontrado abandonado em zona rural do Reino Unido

Gabinete de arcade, extremamente raro, da Sega é encontrado abandonado em zona rural do Reino Unido

Como diz o velho ditado, o lixo de um homem é o tesouro de outro, mas é difícil pensar em uma época em que essa frase foi levada ao seu limite absoluto como agora. Este mês, uma peça incrivelmente valiosa da história dos jogos eletrônicos, foi descoberta abandonada – e em um triste estado de abandono – em um campo da Irlanda do Norte. 

Um Sega R360 – o gabinete de arcade de última geração do tipo giroscópio que estreou no Japão no final de 1990 antes de ser lançado em todo o mundo no ano seguinte – foi localizado perto da costa norte do Condado de Antrim, exposto aos elementos e em necessidade desesperada de atenção.

A lendária máquina de 30 anos foi encontrada por Lee Peters, um membro do Sega R360 & R360Z Fan Club do Facebook , que tirou uma série de fotos do triste R360, que agora fica em uma fazenda em algum lugar ao norte de Belfast. Ele próprio um jogador apaixonado, Peters soube imediatamente o que era por causa de suas próprias memórias felizes de um R360 no resort inglês à beira-mar de Blackpool, logo acima do Mar da Irlanda.

Fotos de um gabinete de fliperama Sega R360 decadente na Irlanda do Norte.
Este R360 pode não ter salvação, mas os fãs vivem na esperança. LEE PETERS

O Sega R360 foi a primeira máquina de jogo comercial do mundo com a capacidade de girar 360 graus em todas as direções – embora seus recursos de segurança impedissem os jogadores de se virar totalmente de cabeça para baixo. Embora custasse cinco vezes mais do que as máquinas de arcade contemporâneas para jogar, tornou-se mais um sucesso para seu criador e estava cheio do charme peculiar da Sega. 

No entanto, menos de 200 foram feitos, e havia apenas dois jogos. A maioria dos gabinetes foram equipados com Master System After Burner spin-off G-LOC: Air Battle , enquanto Wing War , que era exclusivo para gabinetes de fliperama via R360 e uma alternativa para dois jogadores, veio em 1994.

Gabinete de arcade Sega R360 de 1990
O Sega R360, em toda a sua glória. SEGA

Acredita-se que este R360 em particular foi a atração principal de um fliperama do Ulster nos anos 90, mas depois que foi fechado, ele foi movido para um galpão de um fazendeiro local para armazenamento. Infelizmente, ele nunca foi coletado novamente – talvez porque tem 2,10 metros de altura e pesa 2.200 libras – mas nas mãos de alguém que não sabia de seu significado ou valor, ele esteve sujeito ao terrível destino do clima britânico por décadas.

É bastante surpreendente até mesmo ver um R360 britânico fora da Inglaterra. A maioria foi encontrada nas famosas lojas de arcades SegaWorld do Reino Unido , que varreu a Inglaterra de 1992 em diante – incluindo a famosa atração histórica no Trocadero de Londres, a apenas alguns passos de Piccadilly Circus. Assim como a própria Sega, essas instalações logo pararam de fornecer hardware para as massas, desaparecendo no início dos anos 2000. 

Infelizmente, este R360 da Irlanda do Norte parece irrecuperável, mas Peters apostou nesta incrível peça da história dos jogos, prometendo retornar com uma van e, com sorte, trazer a glória de volta para uma das máquinas mais valiosas e exclusivas do mundo.

Autor: Matt Gardner /Adaptação: BrancoRP2000 / Fonte: https://www.forbes.com/sites/forbes-personal-shopper/2021/02/19/best-sales-online-right-now-this-weekend/?sh=6d3746023d86

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *