Uma notícia muito triste. Nesta data, 16 de setembro de 2021, faleceu Sir Clive Sinclair, um dos responsáveis pela micro computação no mundo!

Clive Sinclair, um britânico, dentre outras coisas inventou uma calculadora de bolso (em 1973) e o computador doméstico batizado de ZX80 (em 1980).

A ideia inovadora de Sinclair era criar um computador pequeno, doméstico e barato (custava cerca de 99 libras). Podia ser ligado em um televisor comum e usava um gravador de fitas cassete (gravador de músicas) para armazenar programas.

Na sequência lançou o ZX 81 que possuía alguns avanços (mais memória RAM, cálculo em ponto flutuante, etc.).

Sir Clive Sinclair e o ZX81

Mas o mais conhecido mesmo foi o computador que ele inventou logo em seguida: o ZX SPECTRUM! Com mais memória, cores, melhor resolução e som, este computador caiu na graça dos britânicos e de muitos outros países da Europa e do mundo!

ZX Spectrum com seus periféricos

No Brasil, a MICRODIGITAL lançou o TK90x e TK95 que eram clones do ZX SPECTRUM.

Um inovador, empreendedor e cientista, Sir Clive Sinclair alegrou a infância de muita gente na década de 80/90. E até hoje existem grupos de usuários de seus computadores!

Sua filha, Belinda, disse que ele faleceu em casa, em Londres, nesta quinta-feira pela manhã, depois de uma longa doença.

Descanse em paz!

Muito obrigado por tudo Sir Clive Sinclair!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *