Nosso trabalho aqui na Oldplayers vai muito além de artigos no site. Disponibilizamos, além das informações técnicas, novidades sobre os equipamentos antigos, vídeos, tutoriais, dicas e entrevistas!

Para quem ainda não sabe, temos nosso canal no Youtube. Vai lá, segue a gente e acione o sininho das notificações. Basta clicar aqui para ir para nosso canal.

Nós somos movidos por duas paixões: DIVULGAR e PRESERVAR a informática nacional dos anos 80/90! E, por este motivo, montamos um repositório de softwares nacionais (ou nacionalizados) dessa época e estamos publicando tudo que chega para nós.

É um trabalho extramamente árduo, termos que pegar uma fita cassete, digitalizar o som em um PC, trabalhar manualmente nas ondas até conseguir uma conversão perfeita da mesma para o formato digital.

Feito isso, aquele programa que estava preso em uma fita cassete antiga, fica disponível para todo mundo que quiser baixar via internet. Dá para rodar em emulador ou até gravar em uma fita cassete nova e carregar direto num micro original!

Este é um trabalho de preservação do nosso software. Deve ter muita coisa perdida nas gavetas de nossos leitores! Procurem e mandem para a gente tentar recuperar!

Para conhecer nosso site de preservação do software nacional, clique no link:

https://softwares.oldplayers.com.br/wp/softwares-nacionais-ou-adaptado


Masssss.. o tema deste post é que conseguimos salvar o ARCADIA da Disprosoft! Esta fita é minha mesmo (BrancoRP2000) e, há tempos, eu vinha tentando digitalizar a mesma, sem sucesso.

Essa semana tentei novamente. Foi extremamente difícil pois tive que editar partes do som, mudando a velocidade, amplifcando, aplicando filtros, etc. Não foi fácil! Mas está disponível agora no link abaixo, o arquivo TZX com o programa, além de manual, instruções de carregamento, capa do case da fita e foto da fita k7!

Não se esqueçam de apoiar nosso trabalho, mais detalhes aqui!

2 thoughts on “ARCADIA Disprosoft – mais uma fita eternizada!”
  1. Parabéns Emerson!!!
    Sua Luta pra preservação dessa História é um incentivo para as próximas gerações…
    Obrigado por mais essa Fita!!!
    sucesso sempre!!!

    1. Clóvis, muito obrigado pelo elogio! Você também é um cara que ajuda muito na preservação da nossa história!
      Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *