À medida que os esforços para preservar a história dos videogames continuam, ainda nos deparamos com coisas que antes pareciam perdidas no tempo. Isso inclui jogos que remontam aos dias do Atari 2600, como este título de 44 anos feito pelo Atari nos anos 70.

O jogo se chama Sonar e foi desenvolvido pelo programador Brad Stewart durante sua passagem pela Atari. De acordo com o Atari Protos, Sonar foi um dos dois jogos inéditos do Atari 2600 em que Stewart trabalhou ao lado do Morse Code Tutor.

Stewart originalmente descreveu o Sonar como uma “versão de brinquedo do Battleship” (Batalha Naval), mas tem algumas diferenças distintas em relação ao jogo de estratégia original. Como observa o Atari Protos, o Sonar deve ser projetado em torno do jogo que ocorre em uma tela, em vez de dois tabuleiros divididos como o Battleship. O jogo original tem jogadores estabelecendo uma série de navios em uma grade, com seu oponente adivinhando as coordenadas para lançar um ataque e atingi-los. Para emular isso, o Sonar esconde as naves-alvo e faz com que os jogadores se movam livremente pela tela e as encontrem em tempo real. É uma solução alternativa inteligente que aproveitou ao máximo a tecnologia disponível.

Até recentemente, o jogo era considerado perdido porque Stewart não tinha uma cópia e não tinha certeza do que aconteceu com as ROMs restantes, mas um protótipo foi encontrado recentemente na coleção de Jim Snyder, que trabalhou na Atari na década de 1980. .

“Estou triste por não ter conseguido falar com o proprietário”, disse um usuário nos fóruns do Atari Age que afirma ter obtido o protótipo. “Ele faleceu logo depois que eu conheci sua filha. Ela me disse que eles jogaram fora uma tonelada de disquetes e eu disse a ela para pegar tudo e qualquer coisa atari da garagem dele… Eu praticamente salvei essas coisas dos aterros sanitários da área da baía.

Os jogos teriam sido oferecidos a um museu, que aparentemente os recusou.

Imagem do jogo rodando em um emulador de Atari 2600

Imagem da placa encontrada com o protótipo do jogo SONAR. Fonte: atariprotos.com

Com tudo isso dito, o Atari Protos diz que o Sonar parece estar faltando alguns recursos e tem alguns bugs, o que é esperado para um protótipo inacabado. Esses bugs incluem alguma oscilação ao usar alguns recursos, como a varredura do sonar, e possui apenas um mapa pré-programado. O código do jogo parece indicar que uma versão finalizada teria tabuleiros aleatórios, o que daria mais valor de repetição, mas parece que isso ainda não foi implementado no protótipo antes de ser arquivado.

Se você quiser experimentar o Sonar, a ROM foi postada no Atari Age para download.

Link direto para o arquivo: https://forums.atariage.com/applications/core/interface/file/attachment.php?id=1013899&key=3e48743c4add7728006fd93aad7c6def



Fonte: kotaku.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *