Tivemos um longo tempo sem grandes lançamentos.

Como vocês sabem, meu tempo sempre está apertado entre os afazeres de trabalho, estudos, família, etc. E o hobby, vai ficando para trás. Tenho tentado me dedicar um pouco mais aqui para a Oldplayers pois isso tem sido uma terapia para mim!

Porém, tive um problema de saúde (nada grave, estou bem, tem vídeo no shorts sobre isso) e fiquei afastado de todas as atividades. Link do vídeo: https://www.youtube.com/shorts/_5zVWIvnDdc

Agora, estou voltando, aos poucos. Resolvi fazer uma rápida live mostrando como digitalizar disquetes de MSX, com o objetivos de preservar o software ali contido.

A história de como esses disquetes chegaram até mim, pode ser vista neste vídeo: https://youtu.be/G-v8Fpeqm9s

Bom, vamos ao que interessa ao POST que é a digitalização de disquetes!

Neste vídeo eu utilizei um drive de 5 1/4″, disquetes gravados de MSX, uma interface fabricada pelo Ravazzi, SDMapper e o programa DSKPRO de autoria de Marcos Daniel Blanco.

A ideia era conseguir ler o conteúdo completo do disquete (inclusive setores de boot, etc.) e gerar uma imagem digital perfeita, no formato DSK.

Esse arquivo DSK pode ser utilizado para gerar um novo disquete ou pode ser utilizado em emuladores de MSX. Funciona perfeitamente.

O vídeo foi para demonstrar como fazer e estimular as pessoas que, por ventura, ainda tenham algum disquete com conteúdo ainda não disponível na internet.

Para quem não conhece, a gente tenta aqui na OLDPLAYERS preservar parte da história nacional dos computadores, digitalizando e disponibilizando gratuitamente softwares nacionais para estes computadores antigos.

Para acessar nosso site basta clicar aqui: https://softwares.oldplayers.com.br/

Clique abaixo para assistir nosso vídeo, na íntegra! Não esqueça de dar o like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *