Os videogames já percorreram um longo caminho desde que as primeiras máquinas de arcade rudimentares surgiram na década de 1970 com ofertas como “Pong”, “Pacman” e “Space Invaders”.

Cada geração, desde então, desfrutou de rápido avanço tecnológico, e a indústria agora vale bilhões.

Com o lançamento do Xbox X da Microsoft e do PlayStation 5 da Sony a poucos dias de distância, aqui segue um olhar sobre a jornada dos videogames.

King ‘Pong’ (o REI Pong)

Agora amplamente considerado como o primeiro videogame a alcançar um grande sucesso comercial, o “Pong” de 1972 da Atari permitia que duas pessoas jogassem uma partida básica de tênis de mesa em uma tela preta.

Os gráficos eram simples, mas foram um sucesso – uma versão do jogo projetada para jogar em casa vendeu mais de 100.000 unidades e preparou o cenário para a indústria de jogos multibilionária que conhecemos hoje.

Os primeiros mega-hits

O sucesso de “Pong” lançou as bases para uma explosão de jogos de arcade no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, com o frenético “Pacman” e os alienígenas de “Space Invaders” arrecadando bilhões de jovens ricos em fichas desesperados para deixar uma pontuação alta.

Mas foi o advento de consoles domésticos como o Atari 2600 e o Nintendo NES na mesma época que levou os videogames dos fliperamas para as salas de estar.

Jogos popularizados neste período ainda ressoam hoje. Um dos primeiros jogos da Nintendo – o jogo de plataforma “Donkey Kong” de 1981 – apresentava um personagem conhecido como Jumpman, mais tarde conhecido como Mario, um dos heróis de videogame mais conhecidos de todos os tempos.

O jogo ‘Pong’ da Atari, em 1972, preparou o cenário para a indústria multibilionária de jogos

Guerras de console

À medida que o mercado de jogos crescia, também crescia a competição entre fabricantes de hardware, levando à primeira de muitas “guerras de console” no início dos anos 1990 entre a Sega e a Nintendo.

A Sega finalmente saiu vitoriosa – em parte devido à popularidade de sua franquia “Sonic the Hedgehog” – mas seu console Genesis (Megadrive no BR) nunca desfrutou da longevidade de alguns de seus concorrentes.

A década de 1990 também trouxe grande inovação para os videogames – tanto na apresentação visual quanto no enredo.

Jogos de tiro em primeira pessoa como “Goldeneye” e o quebra-cabeças de ação e aventura “Tomb Raider” revolucionaram os gráficos e a narrativa, oferecendo uma experiência mais madura para um público cada vez mais diversificado.

Tornar-se global

Na virada do século, o palco estava armado para uma nova geração de sistemas domésticos – e uma nova rodada de guerras de console, desta vez entre o PlayStation 2, Nintendo GameCube, e um novo competidor da Microsoft, o Xbox.

O PlayStation 2 venceu essa luta, tornando-se o console mais vendido de todos os tempos, com 155 milhões de unidades vendidas, de acordo com a Forbes.

Loucura multijogador

A década seguinte viu os jogos ficarem online, permitindo aos jogadores ir de partidas um-a-um em suas salas de estar para batalhas com dezenas de outros jogadores em todo o mundo.

Do caótico jogo de tiro em primeira pessoa “Call of Duty” ao massivo RPG multijogador “World of Warcraft”, os jogos online se tornaram uma indústria de bilhões de dólares por si só – e estabeleceram as bases para o crescimento maciço dos eSports competitivos em os anos 2010.


Ligando

Em 2013, a Sony e a Microsoft lançaram seus consoles mais poderosos de todos os tempos – o Xbox One e o PlayStation 4. Com gráficos revolucionários, jogos como “The Last of Us” e “Uncharted” ofereciam aos jogadores experiências cinematográficas.

A próxima geração

Sony e Microsoft estão prestes a se enfrentar novamente com suas últimas ofertas, o PlayStation 5 e o Xbox Series X, prometendo gráficos nunca antes vistos e uma gama de títulos exclusivos conforme as linhas de batalha são traçadas.

Enfrentando a dura competição dos jogos de PC e mudando hábitos entre os jogadores, qualquer novo console caro que sair vitorioso terá de viver de acordo com o hype.

Fonte (artigo original em inglês): https://techxplore.com/news/2020-11-video-games-timeline-pong-console.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *