River Raid foi, ao lado do Missile Command e do Enduro, um dos jogos que mais joguei no meu Atari 2600. A emoção de tentar ir um pouco à frente e conseguir aquela outra ponte e a frustração de morrer ao passar por uma parte mais estreita. Os caminhos apenas me faziam voltar e repetir o jogo muitas e muitas vezes. Os mesmos sentimentos estão presentes até hoje, quando jogo novamente.

Só joguei a versão Atari XL / XE nos últimos anos e pude ver que, além de gráficos melhores, a mesma jogabilidade (e frustrações) estavam lá, e isso foi uma coisa boa! Quando vi as notícias sobre esta nova versão de River Raid no AtariOnline.pl e depois o vídeo YT de Saberman, senti o desejo de reproduzi-lo mais uma vez e ver o que o hack ROM tinha a oferecer.

River Raid “Cold Winter”, como o nome deixa claro, traz gráficos completamente novos com um cenário de inverno. O caça que você pilota agora é preto, mas também tem uma aparência muito mais bonita. Os gráficos dos inimigos e dos tanques de combustível também foram aprimorados. Os navios são substituídos por icebergs, embora eles ainda possam flutuar em seu caminho quando você se aproximar!

O hack, criado por Matias Dimitrov Albarran, vai além dos gráficos de inverno. Matias também mudou os níveis, então se sua memória muscular sabe tudo sobre os caminhos originais do River Raid e padrões de inimigos, você precisará reiniciar e reaprender para obter boas pontuações em “Cold Winter”. Além disso, foi criada uma nova tela-título, com boa música de D. Whittaker com arranjos de R. Defabri.

Tudo isso combinado não dará a você uma versão totalmente nova do River Raid, mas certamente oferecerá uma bem-vinda “atualização” se quisermos usar um conceito de jogo moderno que o manterá ligado por muito mais horas! Até você entender, aqui está um pequeno vídeo como um teaser:

Fonte: https://vintageisthenewold.com/river-raid-cold-winter-for-the-atari-xl-xe-a-new-take-on-a-classic-game-that-goes-beyond-a-simple-rom-hack/
Tradução/Adaptação: BrancoRP2000

One thought on “River Raid “Cold Winter” para Atari XL/XE – um simples hack na ROM que nos trás um jogo “novo””

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *