Texto por  Steve Wozniak (08/09/2020)

No início dos anos 1970, eu era muito pobre, vivendo de salário em salário. Enquanto eu trabalhava na HP, qualquer dinheiro que sobrasse ia para meus projetos digitais, que fiz sozinho em meu apartamento. Eu era um excelente digitador. Eu era proficiente em digitar por toque usando teclados com caracteres especiais incomuns e estranhos – embora alguns usassem dois dedos de uma mão.

Eu vi um amigo digitando em um teletipo (telex?) para os seis computadores no início da ARPAnet. Eu precisava ter esse poder sobre computadores distantes também. Depois de construir muitos jogos de arcade em computadores, como construí-lo ficou óbvio para mim instantaneamente. Eu criaria um gerador de vídeo (como nos jogos de arcade) e exibiria o texto usando um chip gerador de caracteres. Mas eu precisava de um teclado.

Eu aparecia na HP todas as manhãs por volta das 6h para ler revistas e jornais de engenharia para ver quais novos chips e produtos estavam chegando. Encontrei uma oferta de um teclado de $ 60 modelado a partir do teletipo ASR-33 apenas com maiúsculas.

Esses US $ 60 pelo teclado são provavelmente US $ 500 hoje [cerca de US $ 333 ajustados pela inflação – Benj]. Esses US $ 60 foram o maior obstáculo de preço em todo o desenvolvimento dos primeiros computadores da Apple. Tive de engolir seco para conseguir $ 60, e acho que meu cheque do aluguel do apartamento foi devolvido naquele mês – então começaram a exigir pagamento em dinheiro a partir de então. Outros teclados que você poderia comprar na época custavam cerca de US $ 200, que agora podem ser US $ 1000 ou mais. Simplesmente não havia fabricação em massa de teclados digitais em 1974.

Então meu Terminal de TV, para acessar a ARPAnet, era apenas com letras maiúsculas.

A ideia para o meu próprio computador veio na minha cabeça no primeiro dia do “Homebrew Computer Club” (tradução livre “Clube de computadores feitos em casa”).

Talvez um ano antes, eu tinha olhado para o microprocessador Intel 4004 de 4 bits e determinado que ele nunca poderia ser usado para construir o computador que eu queria para mim – com base em todos os minicomputadores que eu projetei no papel e desejei desde 1968- 1970. Mas no Homebrew Computer Club, eles estavam falando sobre os microprocessadores 8008 e 8080, que eu não tinha acompanhado depois de minha decepção com o 4004. Levei para casa uma folha de dados do 8008, com base na versão de uma empresa canadense. Naquela noite, descobri que esse processador era capaz de ser um computador.

Já tinha minha entrada e saída, meu terminal de TV. Com esse terminal, eu digitaria em um computador em Boston, por exemplo, e aquele computador distante, na ARPAnet, digitaria de volta na minha TV. Eu agora vi que tudo que eu tinha que fazer era conectar o microprocessador, com 4K de RAM (eu construí meu minúsculo computador com a capacidade do Altair, 5 anos antes, em 1970, com meus próprios chips TTL como processador). 4K é a quantidade de RAM que permite digitar um programa em um teclado humano e executá-lo.

Meu computador não foi projetado desde o início. Apenas adicionei o microprocessador 6502 e DRAMS 4K (lançados naquele verão de 1975 e muito mais baratos do que os RAMs estáticos da Intel) para ter um computador completo com entrada e saída.

Então o teclado em MAIÚSCULAS não tinha sido projetado com parte deste computador. Ele já existia como meu terminal de TV.

Eu realmente gostaria de minúsculas em um teclado, mas ainda estava totalmente sem dinheiro sobrando. Depois de iniciar um interpretador BASIC para meu computador, eu teria que remontar todo o meu código. Mas aqui, novamente, eu não tinha dinheiro para ter uma conta em um serviço de timeshare para um interpretador 6502. O BASIC foi escrito e montado à mão. Eu escreveria o código-fonte e, em seguida, escreveria o binário em que um interpretador teria transformado meu código. Implementar uma mudança importante como minúsculas (manter 6 bits por caractere na minha tabela de sintaxe em vez de 5 bits) teria sido um trabalho horrendo e arriscado de fazer manualmente. Se eu tivesse um montador de time-share, teria sido rápido e fácil. Portanto, o Apple I acabou apenas com letras maiúsculas.

Discuti as alternativas com Steve Jobs. Eu estava em letras minúsculas, mas não em dinheiro (custo). Steve tinha pouca experiência em computadores e disse que letras maiúsculas bastavam. Nós dois tínhamos nossos próprios motivos para não mudá-lo antes que os computadores fossem desligados. Mesmo com o Apple II posterior (como com o Apple I), o código foi novamente escrito e interpretado à mão porque eu não tinha dinheiro. Todos os 8 kB de código no Apple II foram escritos apenas por minhas próprias mãos, incluindo o código de objeto binário. Isso tornava impossível adicionar letras minúsculas facilmente.

Então, no final, a razão por não termos letras minúsculas no APPLE I e II era minha falta de dinheiro.

Fonte Computer HistoryVintage Computing 
Tradução/adaptação: BrancoRP2000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *